quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Profissionalismo, Dedicação e Amor.

A Creche Eurípedes Barsanulfo é uma instituição educacional onde a criança tem direito a brincar, ao afeto, ao ambiente seguro e desafiante, à higiene, à saúde e à alimentação saudável, ao desenvolvimento das suas capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais, à convivência social, à expressão de sentimentos e ao desenvolvimento de sua identidade. Buscamos proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e estimulador que assegure:

• Construção de conhecimentos, tendo em vista o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e competências.

• Construção da autonomia, com tomada de decisões baseadas nos valores vividos.

• Contribuir para que sua interação e convivência na sociedade sejam marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO
          Período da adaptação é o tempo de conhecer e estabelecer um vínculo afetivo com novo ambiente, as educadoras, os amigos e a rotina. Só depois de estabelecido este vinculo é que a criança se sentirá segura e tranquila. Tanto as crianças quanto seus pais reagem de forma diferente para diferentes situações.
          Algumas vezes a criança em período de adaptação apresenta algumas modificações em seus hábitos, como: dificuldade no sono, certa irritabilidade, isso porque sua entrada na creche é vivida, no inicio, com grande apreensão, pois sempre há, no fundo, o medo de que os pais abandonem. Apesar disso, a criança fica também muito feliz em experimentar novos materiais, conhecer outras crianças e participar de brincadeiras diferentes.
    Desta forma, trabalhando em conjunto sempre com muita atenção e carinho, a creche e a família conseguem superar este momento, podendo depois observar a criança feliz, interagindo em seu novo círculo de relações. 

REFEIÇÕES NA CRECHE
As refeições são elaboradas por cozinheiras capacitadas e a partir de cardápio organizado pela Equipe de profissionais especialistas em nutrição da Prefeitura Municipal de Franca.  A nutricionista organiza cardápios de acordo com a faixa etária, ressaltando as particularidades de alguma criança em especial, oferecendo diariamente frutas variadas, verduras e legumes. Tudo isto, levando em conta também o valor nutricional dos alimentos oferecidos em cada refeição, de forma a obter uma alimentação saudável e balanceada. Trabalhamos para que cada criança perceba e tome consciência da função dos alimentos no organismo, dando assim maior valor às refeições que são estimuladas através de vários recursos tais como: conversas, histórias, músicas infantis, entre outros. Também faz parte dos nossos objetivos na alimentação que a criança adquira bons hábitos à mesa, utilizando adequadamente o talher e tendo oportunidade de experimentar alimentos novos e diferentes. As crianças são estimuladas desde bem cedo a alimentarem-se sozinhas, porem sempre que necessário às educadoras procuram auxiliá-las.


DESFRALDAMENTO (retirada da fralda):
        Iniciamos o desfraldamento quando as crianças já demonstrarem estar prontas para que isto aconteça. Avisaremos as famílias quando formos iniciar o projeto “ADEUS AS FRALDAS”, para que possam também começar em casa.



ESCOVAR OS DENTES
    O hábito inicia-se desde o Mini Grupo sempre após as refeições.

ROTINA DO BERÇÁRIO
    As atividades do berçário têm como objetivo propiciar um trabalho específico de estimulação integrado à rotina diária do bebê, por meio de brincadeiras e atividades orientadas com base nos aspectos sensório-motor e percepto-cognitivo, próprios à faixa etária e ao nível de interesse das crianças.
    O Berçário está localizado em uma área reservada e adequada para receber os bebês. Possui uma sala ampla e bastante arejada, onde ocorre a estimulação, as refeições, um espaço reservado para os berços, lactário e um banheiro privativo, uma estrutura para banhos e trocas das crianças. Conta, também, com um solário para que os bebês possam brincar tomando o banho de sol diário.
    No decorrer da rotina, as berçaristas organizam atividades de estimulação, para ajudarem a criança a aprimorar as habilidades já adquiridas e a desenvolver outras a partir da interação com o ambiente e com objetos e materiais oferecidos nas atividades e brincadeiras. Essa rotina é estabelecida em função do grupo, valorizando a peculiaridade de cada criança e as características coletivas em diferentes momentos.
O Berçário utiliza diversos brinquedos: fantoches, chocalhos, livros de banho, bolas, instrumentos musicais, percurso emborrachado com túnel, rolos, escadinhas, rampas etc. As berçaristas, ao oferecerem materiais e objetos para as atividades, observam o que a criança já é capaz de fazer e o que ainda exige aprendizagem. Promovem, também, a programação de “Rodas de histórias” e aulas de música, desenvolvendo nas crianças a capacidade de expressão de gestos, ritmos e movimentos.
    Ao longo do ano, de acordo com a faixa etária, as atividades são ampliadas, como passeios no parque.
    O caderno de recado é utilizado para a troca de informações entre pais e berçaristas, garantindo uma comunicação eficaz entre família e escola. Diariamente, as berçaristas anotam informações referentes à alimentação, sono, fezes e procedimentos solicitados pelos responsáveis.
    Os horários das refeições são estipulados pela instituição e as berçaristas procuram estimular o gosto pelos alimentos e a independência para segurar a mamadeira, comer uma fruta etc.
    A proposta de trabalho do Berçário baseia-se, principalmente, no Cuidar e Educar, atendendo às necessidades e às peculiaridades do processo evolutivo da criança, com base em atividades lúdicas orientadas e atitudes de afeto, alegria, respeito e segurança. 

Atividades
    A Creche Eurípedes Barsanulfo busca promover e ampliar as condições necessárias para o exercício pleno da cidadania dos nossos alunos. A nossa finalidade está em valorizar as concepções sobre a criança, onde educar, o cuidar e aprendizagem têm como objetivo levar a criança a pensar, questionar e transformar-se em um cidadão de uma sociedade em desenvolvimento. Temos como meta “educar para construir”, priorizando o respeito e o reconhecimento de crianças na sua individualidade e estabelecendo uma confiança reciproca entre educadora e aluno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário