Corpo Humano
Durante o trabalho realizado na turma do Berçário, percebemos o grande interesse que os bebês têm por histórias infantis, principalmente das que tenham animais, lobos e bruxas como personagens. Em todos os momentos de narração de histórias os alunos sentam-se em forma de rodinha no tapete e ouvem as histórias com atenção, demonstrando curiosidade e um verdadeiro fascínio pelos livros, querem tocar, manusear, olhar as gravuras e imitar os personagens.Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal, representa uma fonte rica em estímulos.
Assim, justificamos a escolha da literatura infantil como tema de nosso projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos que através da exploração de histórias, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores.
Animais
Este projeto visou estabelecer os interesses expressados pelo grupo. A princípio foram trabalhados os animais que foram do interesse do grupo, como os animais domésticos. A partir daí, todo o trabalho se encaminhou em várias direções, que despertou as habilidades a serem trabalhadas. Juntamente aos tópicos direcionados a fábulas, na área de Literatura Infantil, estiveram presente. As crianças invadiram o mundo da fantasia e das questões morais encontradas nas diversas fábulas contadas ao grupo. Assim, cabe lembrar que os valores foram discutidos e estiveram sempre presentes nos assuntos predominantes.
Mini Grupo (1 a 2 anos)
Contos de fada
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Maternal 1 (2 a 3 anos)
Plantas medicinais
Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da creche, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Esse projeto teve como proposta produzir, cultivar, manipular e usar mudas de plantas medicinais a partir de espécies da região e estimular a produção de produtos das mesmas como chás, xaropes, sucos, etc., resgatando com isso o uso de remédios alternativos e naturais, no desejo de poder auxiliar a comunidade local no tratamento e prevenção de doenças mais comuns e de menor gravidade, possibilitando assim um acesso alternativo da cura pelo poder das plantas medicinais. Neste contexto, estas vivências puderam transformar pequenos espaços da instituição em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. Muitos estudos científicos suportam e confirmam a eficácia e a segurança do uso terapêutico de determinadas plantas medicinais. Sua eficiência terapêutica e a toxicologia ou segurança do uso, dentre outros aspectos, estão cientificamente aprovadas para serem utilizadas pela população nas suas necessidades básicas de saúde, em função da facilidade de acesso, do baixo custo e da compatibilidade cultural com as tradições populares, entretanto, deve haver uma maior preocupação no sentido de auxiliar quanto ao modo correto de uso e alertar quanto à toxidez de algumas espécies.
Maternal 2 (3 a 4 anos)
Astronomia
Esse projeto foi antes de tudo, uma oportunidade para os cidadãos do Planeta Terra de se envolverem e engajarem pelos caminhos da Ciência e da Astronomia, cultivando o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimentos sobre o Universo e o nosso lugar nele.
Projetos Coletivos
Dia dos pais
Trabalhamos músicas e histórias referentes ao Dia dos Pais. As músicas alegraram e embalaram, as histórias encantaram e deram asas a imaginação. Nesse caso, pudemos ouvir,oportucantar,contar e recontar, memorizar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que, com certeza, proporcionaram muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.
Pequenos, mas grandes artistas
É notória a importância da Arte no desenvolvimento como forma de expressão e, acima de tudo, como linguagem. O Referencial Curricular da Educação Infantil do Município de Franca enfatiza o papel da disciplina na educação, considerando-a conhecimento indispensável à criança. A expressão artística deve ser concebida como uma das mais importantes formas de expressão humana, especialmente para as crianças, sendo necessário repensar a prática pedagógica, de modo a valorizar as diversas formas de expressão proporcionadas pelas atividades artísticas, considerando seus diferentes aspectos: fazer artísticos, apreciação e a reflexão; ou seja, a análise de obras e a produção por parte dos educandos. Vale ressaltar a importância da Arte no processo da identidade, desenvolvimento da autonomia e a necessidade de proporcionar a formação do indivíduo integral.
Semana Divertida
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na creche, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando para a criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Natal
As crianças, assim como os adultos, precisam do espirito de natal para manterem vivas as chamas da alegria, da esperança e da confraternização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário